Ação do Centro Social Madre Teresa beneficiou 26 moradores do bairro São Luiz Gonzaga com apoio de voluntários e estudantes de Odontologia
No último sábado, 14 de junho de 2025, a Comunidade Bom Pastor, localizada no bairro São Luiz Gonzaga, recebeu a primeira edição do Mutirão de Saúde Bucal, promovido pelo Centro Social Madre Teresa, braço caritativo da Paróquia Nosso Senhor dos Passos. A iniciativa atendeu gratuitamente 26 pessoas, com a participação de 1 dentista, 6 estudantes de Odontologia e 4 voluntários de apoio.
A ação ofereceu orientações sobre higiene bucal, avaliações clínicas, limpezas e encaminhamentos, com foco na educação e promoção da saúde. O evento foi marcado por acolhida fraterna, espírito de serviço e dedicação dos voluntários, que trabalharam unidos para oferecer cuidado qualificado à comunidade.
O dr. Gabriel Vieira Pim, responsável técnico da ação, avaliou positivamente a experiência:
“O evento para mim foi um sucesso, principalmente por se tratar do primeiro. Todos os participantes, tanto alunos quanto colaboradores, fizeram toda a ação correr de forma muito tranquila. Fiquei extremamente feliz por tamanha organização e dedicação dos envolvidos. Chegamos ao nosso objetivo, que era educar, orientar e promover a saúde bucal daquela comunidade. Repetindo: o evento foi um sucesso.”
Coordenador do Centro Social Madre Teresa, Roney Falqueto destacou o significado da iniciativa:
“O Centro Social é uma responsabilidade desafiadora e uma oportunidade de conectar irmãos para darem o seu talento àqueles que precisam. O sentimento é de gratidão a Deus e a todos os voluntários. Deixo meu convite: doe também um pouco de seu tempo a quem precisa.”
Para o pároco padre José Carlos Ferreira da Silva, o mutirão é expressão concreta do Evangelho vivido na prática:
“Um dos aspectos mais bonitos da missão do Centro Social Madre Teresa é unir o trabalho generoso de profissionais voluntários à realidade das pessoas mais necessitadas das comunidades da nossa Paróquia. Essa é uma forma concreta de viver o que Jesus nos pediu em Mateus 25: cuidar de quem tem sede, fome, enfermidade ou está em situação de exclusão. A saúde bucal também é parte da promoção da vida.”
Com esse primeiro passo, o Centro Social abre caminho para novas ações, reforçando seu compromisso com o cuidado integral da pessoa, unindo fé, ciência e solidariedade.





